A África do Sul reabrirá 20 postos de fronteira terrestres para permitir a normalização do tráfego de pessoas transfronteiriço levantando assim as restrições implementadas no mês passado para controlar as crescentes infecções de covid-19, anunciou este sábado o Ministério do Interior sul-africano Aaron Motsoaledi.
Assim, os pontos de fronteira terrestre, incluindo Moçambique, Zimbabué e Botsuana, reabririam após terem sido encerrados a 11 de Janeiro. “A gestão activa e ordeira das pessoas através das nossas fronteiras é uma parte importante da abordagem global ajustada ao risco do país para controlar a propagação do Covid-19”, disse o Ministro dos Assuntos Internos Aaron Motsoaledi.
Motsoaledi visitará o Posto Fronteiriço de Lebombo, um dos quatro portos terrestres mais movimentados, na fronteira de Moçambique, já esta segunda-feira, para controlar o processamento dos viajantes.
A África do Sul regista o maior número de infecções e mortes por coronavírus no continente africano, com mais de 1,4 milhões de casos e mais de 47.000 mortes sendo que, no mês de Janeiro e após um confinamento severamente restritivo que começou ainda antes do final do ano passado tem vindo a reduzir exponencialmente o número de casos, motivo que está na base da decisão de abrir os postos fronteiriços.