A Allianz China Insurance Holding (AZCH) e a CITICTrustLtd assinaram o protocolo de transferência, para a primeira, dos 49% que o grupo alemão ainda não detém na empresa conjunta Allianz China Life Insurance Co (AZCL) e que estavam entregues ao parceiro chinês (Citic), anunciou a Allianz SE.
Com esta transação, ainda sujeita a aprovação dos reguladores locais, a Allianz será a primeira companhia estrangeira a garantir controlo integral de uma subsidiária de seguros na República Popular da China. Através da AZCH, a Allianz foi também a primeira entidade não chinesa autorizada a deter uma holding de seguros de capital 100% estrangeiro.
Citado no comunicado, Sergio Balbinot, membro do conselho de administração da Allianz SE e presidente da Allianz China Insurance afirmou: “A China é um mercado estratégico importante para o Grupo”. Desde 2019, quando o governo de Pequim anunciou as medidas de abertura, a Allianz bateu-se pela “propriedade a 100% do nosso negócio Vida”, explicou. “A assinatura do acordo de transferência de propriedade é um passo importante na direcção certa”, rematou Balbinot.
O acordo, cujo valor financeiro não foi divulgado, demonstra “sólida confiança e compromisso de longo prazo” que a Allianz assume no mercado chinês de seguros, a caminho de se afirmar como o maior do mundo, salienta o comunicado da companhia de Munique.
Na região, a Allianz serve cerca de 21 milhões de clientes em diversos ramos de seguros (P&C, Vida, Saúde) e gestão de activos através de operações em 14 diferentes mercados da Ásia.