Os principais índices europeus abriram a sessão desta quarta-feira em leve alta, com os investidores de olhos na temporada de resultados nos Estados Unidos e na possível destituição do presidente cessante Donald Trump.
O Stoxx 600 – índice que agrupa as 60 maiores cotadas da Europa – avança 0,08% para os 409,00 pontos, com o sector das empresas de telecomunicação a valorizar 0,7%.
Isto graças à subida de cerca de 10% da espanhola Telefonica, depois de ter vendido, através da sua subsidiária Telxius Telecom, as suas torres na Europa e América Latina por 7,7 mil milhões de euros à American Tower.
Outro dos destaques do dia vai para a Carrefour (+9%), depois de a canadiana Couche-Tard ter dito que estava a explorar um acordo com a retalhista francesa.
Os investidores começam a preparar-se para a temporada de resultados que irá começar no final desta semana, com o setor da banca norte-americana a dar o pontapé de saída na apresentação dos números referentes ao quarto trimestre do ano passado.
No campo político, o vice-presidente Mike Pence rejeitou a possibilidade de invocar a 25ª emenda da Constituição norte-americana para destituir Donald Trump, devido à invasão do Capitólio por apoiantes do ainda líder dos Estados Unidos.
E assim sendo, a Câmara dos Representantes vai mesmo avançar nesta quarta-feira com a tentativa de “impeachment” de Trump.