• About
  • Contact
Terça-feira, 21 Março, 2023
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos
No Result
View All Result
No Result
View All Result

Transportadores Sul-africanos Queixam-se das Regras na Fronteira com Moçambique

11/01/21
in Negócios
Reading Time: 3 mins read
Share on FacebookShare on Whatsapp

As autoridades moçambicanas passaram a recusar a entrada a motoristas com testes de antigénio ao covid-19 válidos, insistindo agora também em testes PCR negativos até 72 horas como na África do Sul, disse a entidade regional de transportadores.

“Os viajantes com um teste PCR negativo válido com menos de 72 horas podem fazer a travessia sem problemas, o problema surgiu quando as autoridades de Saúde na África do Sul se recusaram a aceitar testes de antigénio negativos de Moçambique e isso foi alargado aos camionistas”, explicou à Lusa Mike Fitzmaurice, presidente da Federação das Associação de Transportes Rodoviários da África Austral e Oriental, (Fesarta, sigla em inglês).

“Isso resultou numa reação de Moçambique, que agora não aceita [a entrada de] motoristas da África do Sul que tinham testes de antigénio válidos negativos por 30 dias, e insistem agora em testes PCR negativos válidos até 72 horas”, explicou.

O dirigente sul-africano adiantou que “muitos desses motoristas que tinham testes de antigénio sul-africanos válidos já se encontravam à espera na fila de sete quilómetros no lado sul-africano e que agora devem ser novamente testados por meio de um teste PCR, em Komatipoort, tendo de esperar mais 24 a 48 horas pelos resultados do teste antes de poderem entrar em Moçambique”, frisou Mike Fitzmaurice.

De acordo com o dirigente dos transitários da África Austral e Oriental, as regras de covid-19 introduzidas pelas autoridades da Saúde da África do Sul, que exige a apresentação de um teste PCR à covid-19 negativo válido até 72 horas antes da entrada no país, ou a realização de um teste de antigénio por 170 rands na fronteira, é uma das principais razões pelo atual ‘congestionamento’ na principal fronteira entre os dois países.

Em Maputo, o Ministério da Saúde moçambicano disse ter montado brigadas de testagem em Ressano Garcia, mas, segundo as autoridades do país vizinho, a África do Sul tem rejeitado os testes rápidos feitos do lado moçambicano

“Devido ao baixo custo do teste de antigénio no lado sul-africano da fronteira, a maioria dos viajantes optou por não fazer o teste PCR, que é mais caro em Maputo, cerca de 5 000 meticais ou 1 000 rands, isto causou um congestionamento massivo na fronteira e os funcionários da saúde ficaram sobrecarregados e esta foi a causa direta do congestionamento no lado de Moçambique”, adiantou à Lusa.

Segundo a fonte, o distanciamento social quase não existe “quando grandes grupos de pessoas são forçados a reunir-se numa área confinada à espera de serem processados pela imigração e pelas autoridades de Saúde”.

“Também há muitas famílias com crianças e bebés, idosos retidos nos seus carros e em táxis por vários dias e noites, em temperaturas excessivas com pouca ou nenhuma água e comida, e também sem uma casa de banho”, sublinhou.

Contactado pela Lusa, o porta-voz do ministério do Interior sul-africano escusou-se a comentar a situação de crise que se vive naquela fronteira, remetendo para as autoridades de saúde o esclarecimento da situação.

“A imigração faz o que todos os funcionários da imigração em todo o mundo fazem, aplica as leis de imigração, como garantir que as pessoas viajem com passaportes e autorizações válidos”, afirmou à Lusa, Siya Qoza

“O ministério que regulamenta os certificados do covid-19 e outras questões de saúde é o ministério da Saúde”, adiantou.

As transportadoras de Crómio, que costumavam fazer quatro viagens de Steelpoort, na África do Sul, para Maputo, ida e volta, agora só conseguem fazer apenas uma viagem em cinco dias, o que afectou a sua sustentabilidade para sobreviverem

Até momento, a Lusa não obteve qualquer resposta do ministério da Saúde sul-africano.

Em Maputo, o Ministério da Saúde moçambicano disse ter montado brigadas de testagem em Ressano Garcia, mas, segundo as autoridades do país vizinho, a África do Sul tem rejeitado os testes rápidos feitos do lado moçambicano, sem que haja, até aqui, alguma justificação, explicou quinta-feira à Lusa o porta-voz do Serviço Nacional de Migração (SENAMI) de Moçambique, Celestino Matsinhe.

Mike Fitzmaurice explicou à Lusa que, na quarta-feira, a fila de espera dos camiões na fronteira para entrar na África do Sul era de 25 quilómetros, enquanto que a dos veículos privados e táxis, se estendia a 10 quilómetros “por vezes com quatro faixas que bloqueavam a livre passagem de pesados”.

O impacto económico em termos de perda de receitas para o sector dos transportes, referiu a mesma fonte, ascende a 33 milhões de rands por dia.

“Isso não cobre a responsabilidade dos transportadores para com os seus clientes pelos atrasos na entrega, no carregamento nas viagens de regresso, os assaltos e roubos que são alvo nas longas filas de espera sem segurança por vários dias e noites, e mercadorias estragadas (perecíveis) em temperaturas excessivas, sem falar no aumento dos seguros”, explicou à Lusa.

Na óptica de Mike Fitzmaurice, os pequenos transportadores “não serão capazes de absorver esses custos” e sobreviver à pandemia do novo coronavírus já causou 1 170 590 infecções e 31 809 mortes na África do Sul desde março do ano passado, segundo as autoridades da saúde sul-africanas.

“As transportadoras de Crómio, que costumavam fazer quatro viagens de Steelpoort, na África do Sul, para Maputo, ida e volta, agora só conseguem fazer apenas uma viagem em cinco dias, o que afectou a sua sustentabilidade para sobreviverem”, afirmou à Lusa.

Agência Lusa

advertisement
 

Subscreva | Subscribe

RECEBA A MELHOR INFORMAÇÃO ECONÓMICA SOBRE MOÇAMBIQUE.
SELECCIONE QUAIS AS NEWSLETTERS QUE PRETENDE RECEBER NO SEU EMAIL

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

close

Subscreva | Subscribe

RECEBA A MELHOR INFORMAÇÃO ECONÓMICA SOBRE MOÇAMBIQUE.
SELECCIONE QUAIS AS NEWSLETTERS QUE PRETENDE RECEBER NO SEU EMAIL

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Tags: fronteiraHeadlinemoçambiqueQueixam-seregrasSul-africanostransportadores
Previous Post

Moçambique LNG — Como a Total Planeia Proteger a Área 1

Next Post

Telemóvel Dobrável da Samsung Pode Chegar em Março

Related Posts

CTA: “Retoma do Projecto de GNL Trará Maior Dinamismo à Actividade Empresarial em 2023”
Negócios

CTA: “Retoma do Projecto de GNL Trará Maior Dinamismo à Actividade Empresarial em 2023”

21/03/23
“África Pode Ser a Próxima Fábrica do Mundo Sem a Desvantagem da Poluição” – Afreximbank
Empresas

Governo Quer Rapidez na Duplicação da Linha Férrea Para Elevar o Desempenho do Transporte Ferroviário

21/03/23
Conheça os Prós e Contras Dos Job Hoppers
Carreiras

Conheça os Prós e Contras Dos Job Hoppers

21/03/23
Absa Bank Moçambique Promove Serviços Focados na Transformação Digital
Empresas

Absa Bank Moçambique Promove Serviços Focados na Transformação Digital

20/03/23
INE: Maioria Dos Mineiros Artesanais de Moçambique Ignora Equipamentos de Protecção
Extractivas

INE: Maioria Dos Mineiros Artesanais de Moçambique Ignora Equipamentos de Protecção

20/03/23
Mais de Uma Centena de Torres de Telecomunicações Vandalizadas na África do Sul
Negócios

África do Sul: Associação dos Micro Importadores de Moçambique Desaconselha Viagens Face a Ameaça de Greve

20/03/23
Moçambique e Brasil Pretendem Cooperar no Sector da Segurança Aérea
Aviação

Moçambique e Brasil Pretendem Cooperar no Sector da Segurança Aérea

20/03/23
Produção da Macadâmia Pode Gerar 150 Milhões de Dólares nos Próximos Dois Anos
AgroNegócios

Niassa: Exportação de Macadâmia Rendeu 40,3 Milhões de Meticais no Ano Passado

19/03/23
Ciclone Freddy já Provocou 21 Mortos na Região Centro de Moçambique
Infra-Estruturas

INGD: “Degradação Das Estradas Cria Constrangimento Para Assistência Humanitária às Vítimas do Ciclone Freddy”

19/03/23
Load More
Next Post
Telemóvel Dobrável da Samsung Pode Chegar em Março

Telemóvel Dobrável da Samsung Pode Chegar em Março

advertisement
 

Agenda

Mar 21
13/Fevereiro @ 8:00 - 1/Abril @ 8:00

Mostra de da Série Fotográfica “Americanos” de José Cabral

Mar 21
16/Março @ 18:00 - 20/Maio @ 18:00

Estreia da Peça Teatral “A Amarrada Chuva de KaMutchukête”

Mar 21
20/Março @ 9:00 - 25/Março @ 18:00

Seminário Sobre Certificação NEBOSH em Segurança Operacional de Petróleo e Gás

Mar 22
7:30 - 10:30

Perspectivas Económicas para África e Moçambique

Mar 22
18:00

Apresentação do Livro “A aldeia que os monstros engoliram”

Ver calendário

Newsletter

Receba as Notícias do Dia no Seu Email

Subscreva para receber as Notícias do dia na sua caixa de correio

Acerca do Diário Económico

O Diário Económico é o primeiro portal de Economia e Negócios feito em Moçambique.

© 2019-2022 Diário Economico - Developed by Media 4 Development.
Privacidade, termos e condições

No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos

© 2019-2022 Diário Economico - Developed by Media 4 Development.
Privacidade, termos e condições

Welcome Back!

OR

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

OR

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist