A empresa australiana de minerais industriais Syrah Resources Ltd assinou um pacto com uma unidade da Solarcentury para fazer avançar um projecto de armazenamento solar na operação de grafite de Balama em Moçambique.
O memorando de entendimento, recentemente assinado, define os termos e condições sob os quais o par irá abordar a concepção, financiamento, construção e operação do projecto.
O esquema prevê a instalação, sujeita à concepção final, de um parque solar de 11,2-MW com uma componente de armazenamento de energia de bateria de 8,5-MW. Estes funcionarão em conjunto com uma central de produção de energia diesel de 15-MW existente no local da mina de grafite natural e da fábrica de processamento.
“O progresso de uma instalação solar e de baterias em grande escala reduzirá a base de custos operacionais em Balama e reforçará ainda mais as credenciais ESG do fornecimento de grafite natural de Balama e o futuro fornecimento do nosso projecto de material de ânodo(elétrodo) de bateria verticalmente integrado em Vidalia, EUA”, disse Shaun Verner, director-geral e PCA da Syrah.
ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e de Governamental).