O Orange Corners Maputo, uma iniciativa da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Moçambique, apoiou entre Julho a Novembro de 2020, o desenvolvimento de 21 negócios, através de um programa de incubação, onde os participantes tiveram acesso aos diferentes recursos e conhecimentos necessários para passarem da ideia à acção construindo negócios sustentáveis.
A iniciativa da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Moçambique oferece aos jovens, dos 18 aos 35 anos de idade, acesso às ferramentas e conhecimento que precisam para tirar as suas ideias do papel e construir negócios sustentáveis.
Denominado #BIZ, a quinta edição deste programa, devido a pandemia do covid-19, aconteceu com recurso a plataformas digitais e contou com a participação de 21 empreendedores, na sua maioria mulheres (57%).
Os negócios dos participantes estão distribuídos em diversos sectores de actuação como agricultura e produção animal, pequena indústria manufactureira, educação e treinamento, prestação de serviços (turismo, beleza e estética), tecnologias de informação, restauração e catering.
De acordo com Sara Fakir, co-fundadora da ideiaLab, parceiro implementador do programa, no Orange Corners Maputo “os jovens empreendedores desenvolvem as suas habilidades e têm o apoio necessário para desenvolver os seus negócios. Com esta iniciativa, pretendemos estimular o desenvolvimento de negócios em Moçambique possibilitando que os jovens possam criar postos de emprego, assumindo um papel chave no desenvolvimento económico do país.”
A cerimónia de graduação terá lugar hoje na Embaixada dos Reino dos Países Baixos e contará com a presença dos representantes do Orange Corners e das organizações parceiras.