O Governo garantiu que o mercado nacional vai ter capacidades para assegurar a demanda de alimentos durante a quadra festiva. As conversações entre o Ministério da Indústria e Comércio com os agentes económicos têm sido feitas nesse sentido.
Trata-se de um tema que surge devido ao receio causado pela pandemia do covid-19, uma vez que a mesma gerou incertezas no que diz respeito à disponibilidade de produtos alimentares no país.
No entanto, o Governo quis tranquilizar o povo ao afirmar que “a situação está controlada” e que existe comida suficiente para a quadra festiva.
“Trata-se de um processo de controlo que fazemos de forma normal todos os anos, mas neste em particular a nossa atenção triplicou”, declarou o ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita.
Também de acordo com o próprio, o sector que dirige teve “que ter em atenção em relação à importação de matérias-primas, como é o caso de farinha de trigo que é um dos produtos essenciais na dieta dos moçambicanos”.
“De princípio não há motivo para alarme. Está tudo sob controlo. Temos o nosso mercado a produzir, quer ovo e frango, bem como os outros produtos como hortícolas. Em relação às hortícolas estamos muito bem”, concluiu.