A ânsia de realizar o sonho profissional de infância e conseguir um emprego ligado à área de formação profissional move muitos jovens. Por outro lado, as constantes mudanças e desafios do mercado de trabalho tornam os processos selectivos para vagas de emprego cada vez mais criteriosos.
Ivo Lourenço Júnior, de 38 anos de idade, sempre teve os sonhos assentes no desenvolvimento económico de comunidades rurais, facto que o fez, terminado o ensino médio, apostar numa formação superior na área. Licenciou-se em economia pela Universidade Eduardo Mondlane e, mais tarde, em 2009, concluiu o mestrado em economia de desenvolvimento na Universidade de Cabo (UCT), África do sul.
Já inserido no mercado de emprego e à procura de novas oportunidades para o crescimento profissional e alinhadas com o seu interesse no desenvolvimento económico das comunidades, durante as suas pesquisas no LinkedIn, em 2016, teve conhecimento de uma vaga publicada pela Contact.
Ivo Lourenço Jr. não só concorreu como foi admitido à vaga de gestor de reassentamento num projecto pertencente, na altura, à Anadarko.
Foi agenciado pela Contact durante quatro anos e hoje, embora já desligado, considera a sua passagem pela agência de recrutamento como uma experiência positiva na sua trajectória profissional.
“A Contact foi sempre muito profissional e o relacionamento sempre foi muito cordial e aprazível”, afirmou.
Vive de perto o desafio de trabalhar distante da família. Pai de duas filhas, Ivo Lourenço Jr. desenvolve, com zelo, suas actividades de gestor de reassentamento no projecto de GNL da Total em Afungi, mas confessa ser difícil trabalhar longe do ambiente familiar.
“É difícil trabalhar longe da família, mas ficar em casa não paga as contas”, acrescentou.
O seu trabalho está intimamente ligado à área de desenvolvimento comunitário, na gestão de programas de geração de renda para as comunidades reassentadas pelo projecto de GNL deAfungi. Por isso, o seu maior sonho é poder contribuir para que o programa se viabilize e seja uma oportunidade de desenvolvimento para as comunidades de Afungi e Palma.
Para Ivo Lourenço Jr., o trabalho desenvolvido pelas agências recrutadoras é de extrema importância principalmente na industria extractiva.
“A terceirização de selecção e recrutamento de mão-de-obra em Moçambique é uma tendência actual e de grande valia. Nas empresas do sector extractivo é bastante comum e penso que, por este motivo as empresas de recrutamento vão ter cada vez mais importância”, concluiu.