O Ant Group não é o único a sofrer com novas regras anunciadas pelo governo chinês. Estimativas apontadas pela Fortune indicam que as gigantes tecnológicas chinesas terão perdido 260 mil milhões de dólares em valor de mercado só nos últimos dois dias devido às mais recentes novidades em matéria de concorrência.
Na última terça-feira, o governo chinês divulgou um esboço com regras destinadas a evitar o comportamento de monopólio que afecta o sector tecnológico no país. Há restrições mais apertadas em termos de sistemas de pagamentos e novas regras para plataformas de comércio electrónico, por exemplo.
De acordo com a Fortune, os investidores encararam o esboço como uma ameaça directa a gigantes como Tencent, Alibaba, JD.com ou Meituan. O resultado? Uma quebra de 260 mil milhões em apenas 48 horas.
Uma das novidades que mais assusta os investidores diz respeito à utilização dos dados dos utilizadores. Empresas como Tencent ou Alibaba poderão ver limitada a forma como recorrem aos dados recolhidos para providenciar anúncios personalizados ou sugestões de compra.
Em cima da mesa estão também mecanismos que deverão evitar práticas de preço discriminatórias: o mesmo produto deixará de poder ser vendido por preços diferentes consoante o utilizador.