O sector agro-alimentar tem vindo a conhecer, como muitos outros, uma transformação acelerada sobretudo devido ao aprecimento de um conjunto de start-ups inovadoras que combinam a produção de conhecimento científico de ponta com a aplicação de novas tecnologias a um sector que se manteve, até recentemente, estruturado em modelos tradicionais de operar.
A francesa Ynsect – uma agritech especializada na criação e transformação de insectos para a produção de rações para animais domésticos, peixes e também para fertilizantes agrícolas – é um desses exemplos de inovação.
Os insectos são uma excelente fonte de proteína e a Ynsect está a aproveitar esse facto para fazer nascer uma nova indústria agro-alimentar. Fundada em 2011, em Paris, pelos cientistas e ativistas ambientais Antoine Hubert, Jean-Gabriel Levon, Fabrice Berro e Alexis Angot, esta empresa aposta na criação e transformação de insectos para a produção de rações para animais domésticos, peixes e também para fertilizantes agrícolas.
Considerada uma das empresas mais inovadoras em França, com 30 patentes registadas, a Ÿnsect destaca-se por ter um sistema totalmente automatizado, onde os insectos são manuseados por robôs.
Desde o nascimento até à sua transformação, todo o processo é monitorizado permanentemente, com a ajuda de inteligência artificial, para corrigir e optimizar as condições de desenvolvimento dos insectos.
Este sistema sustentável permite a produção de entre 100 a 1000 vezes mais proteína por metro quadrado, se compararmos com as produções de outros alimentos com proteína tradicional, quer seja animal ou vegetal.
Depois da quinta de Dole, onde se instalou em 2016, a Ynsect prepara-se agora, para abrir uma segunda quinta em Amiens, também em França. O objectivo é que sejam produzidas 100 mil toneladas de produtos anualmente.
Neste momento, já foram fechados contratos no valor de 100 milhões de dólares com produtores de comida para peixes. No futuro, está também nos seus planos começar a produzir produtos alimentares para aves e porcos.
Desde que se lançou na criação de um novo mercado agro-alimentar totalmente, a Ynsect já conseguiu captar um investimento de quase 400 milhões de dólares.