A proposta do Plano Económico e Social (PES) de 2021 continua em discussão na Assembleia da República. Este documento prevê que o sector agrário aumente 4%, um incremento a ser influenciado pela produção de cereais, raízes e tubérculos.
A proposta do Governo indica que, com o programa SUSTENTA, o sector agrário poderá gerar um valor total da produção de cerca de 250 milhões de dólares.
A campanha agrícola 2020/2021 estima que a produção de cereais atinja 2,9 milhões de toneladas. Tal representa um crescimento de 3% face à safra anterior, cerca de 900 mil toneladas de leguminosas, 22,5 milhões de toneladas de raízes e tubérculos e três milhões de toneladas de hortícolas.
Quanto aos cereais, destaca-se a produção de cerca de 2,2 milhões de toneladas de milho e 384 mil toneladas de arroz. Os níveis de produção serão assegurados pelo aumento das áreas de cultivo, uso da tração animal, mecanização agrícola, semente melhorada, fertilizantes e pesticidas.
“Na área de agricultura as atenções serão para a implementação do Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais, cujo objetivo do Governo é criar condições necessárias para desenvolver a agricultura, transformando a prática da agricultura familiar que representa 98,7% das explorações agrícolas em cadeias de valor produtivas de larga escala”, lê-se na proposta do Plano Económico e Social de 2021.