O Absa Bank Moçambique apoia a II edição do MOZGROW que arrancou hoje, e espera contribuir para estimular o desenvolvimento, crescimento e competitividade da actividade económica no país, através da promoção do agronegócio, e suas as cadeias de valor.
Para o efeito, o Absa Bank Moçambique e a FUNDASO, firmaram uma parceria visando a realização da edição especial do MOZGROW, uma plataforma de agronegócio, que junta todos intervenientes da cadeia produtiva, industrial e comercial, para promoção do investimento e desenvolvimento socioeconómico sustentável de Moçambique.
A ter lugar entre os dias 12 e 16 de Outubro de 2020, a II Edição do MOZGROW será alusiva à semana da alimentação e decorre sob o lema: Produzir, Valorizar, Nutrir e Preservar.
Esta edição pretende incentivar todos os intervenientes do sector do agronegócio a trabalharem de forma articulada para aumentar a disponibilidade, acessibilidade e qualidade no fornecimento de alimentos essenciais para o alcance da segurança alimentar e nutricional, ao mesmo tempo que potencia cada vez mais o produto nacional.
O Absa Bank Moçambique será representado pelo Director da Banca Agrícola, Marcelino Botão, no painel “Ecossistema para o Desenvolvimento do Agronegócio”, a ter lugar no dia 13, com início às 9h, cuja transmissão será feita através da STV Notícias e pelas redes sociais da Fundaso.
O Absa tem se posicionado na apresentação de soluções inovadoras que permitam aumentar a disponibilidade de serviços financeiros para potenciar e estimular o sector de agronegócios em Moçambique
“Juntarmo-nos a esta plataforma é tanto uma questão de desenvolvimento económico como uma questão humanitária, tendo em conta os elevados índices de insegurança alimentar e fome no país. O Absa tem se posicionado estrategicamente na apresentação de soluções inovadoras que permitam aumentar a disponibilidade de serviços financeiros para potenciar e estimular o sector de agronegócios em Moçambique, é neste âmbito que decidimos abraçar esta iniciativa com os nossos parceiros”, disse o Director da Banca Corporativa e Investimento do Absa Bank Moçambique, Bernardo Aparício.
Por seu turno, o Director da Banca Agrícola do Absa Bank Moçambique, Marcelino Botão, espera, no final do evento, ver efectivada a aposta no agronegócio como uma saída para a substituição da importação de alimentos por produção local.
“Os temas fundamentais do evento deste ano, descortinam uma oportunidade de o país olhar para dentro e ver que, mesmo com as condições impostas pelo covid-19, pode criar condições para alimentar o seu mercado com a produção doméstica. Portanto, nós achamos que este evento vai trazer ao de cima as oportunidades que nós temos localmente, para que no médio ou longo prazo possamos continuar a substituir as importações”, afirmou.