A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) encerrou alguns estabelecimentos comerciais, devido à existência de trabalhadores infectados pelo novo coronavírus. O acto aconteceu na cidade de Maputo, porém, não foi especificado o número de estabelecimentos encerrados devido à situação.
Segundo o porta-voz da INAE, Tomás Timba, nos referidos estabelecimentos foram constatadas diversas irregularidades, como o incumprimento das medidas de prevenção e combate ao Covid-19; o incumprimento do isolamento para os trabalhadores infectados, assim como a quarentena para os trabalhadores expostos à contaminação; procedimentos incorrectos de desinfecção das mãos nas entradas; a falta do controlo do limite máximo dos utentes nos estabelecimentos; a falta de delimitação do distanciamento social; falta de ventilação; e a inobservância da rotatividade para os trabalhadores.
A INAE revela ainda que, durante as suas inspecções, tem constatado deficiências no uso das máscaras, assim como a existência de produtos colocados no soalho; e aglomeração de pessoas para o consumo de bebidas alcoólicas no interior de Bottle Stores.
“Todas as pessoas envolvidas nestes actos são jovens com um nível de informação aceitável sobre as medidas de prevenção”, avançou a fonte.
Como medidas, garante a INAE, tem estado a trabalhar com os proprietários para reduzirem o número de clientes no interior dos estabelecimentos comerciais, assim como dos Bottle Stores para cumprirem com as regras sanitárias e os respectivos horários: das 09 às 20h.