O Presidente da República diz estar desapontado com a total falta de cumprimento das medidas de prevenção contra COVID-19 no país. Filipe Nyusi disse que a cidade de Maputo está já numa situação crítica. Todas as camas dos cuidados intensivos estão ocupadas.
Filipe Nyusi alertou que caso a situação prevaleça, será inevitável o colapso do sistema nacional de saúde. À margem da cerimónia de lançamento do Programa de Leilões para Energias Renováveis, o presidente da República falou cerca de 15 minutos sobre o covid-19.
Naquilo que parecia mais uma comunicação à nação, Nyusi disse que o governo, desde o primeiro minuto, introduziu medidas para conter a propagação da doença, mas todo um trabalho está a ser deitado abaixo, por indivíduos que teimam desrespeitar as medidas anunciadas pelo sector da saúde.
Moçambique já está acima dos 8 mil casos positivos de COVID-19, mais de 50 mortos. Cerca de 113 distritos têm pelo menos um caso positivo. A cidade de Maputo, agora líder das infecções a nível nacional, preocupa sobremaneira o chefe de estado.
Nyusi alertou que, um eventual agravamento da situação, pode provocar o colapso do sistema de saúde.
O Presidente da República disse que as restrições foram aliviadas visando manter a economia, mas o cenário não é favorável. O regresso às aulas presenciais está agora condicionado ao cumprimento das medidas preventivas do Covid-19.
Filipe Nyusi afirmou, na ocasião, que os cidadãos estão a contrariar todas as orientações, lembrando que o primeiro estado de emergência foi declarado quando o país tinha apenas 8 casos positivos.