Em Janeiro deste ano, a marca de automóveis alemã dava a conhecer um protótipo de carro eléctrico muito sui generis. Aliás, a Mercedes inspirou-se na ficção cientifica do filme Avatar para conceber o VISION AVTR. Este será, na óptica da empresa germânica, o futuro do automóvel.
Depois de apresentar este protótipo nos salões de demonstração, agora o carro foi mostrado em estrada, num vídeo no mínimo muito curioso.
O Mercedes-Benz AVTR, Advance Vision Transportation, é parte de um conceito de carro eléctrico que pode andar para a frente e para os lados. Com portas em vidro, este carro pretende, portanto, aproximar o condutor à natureza (o conceito do próprio filme) e todo o design é muito baseado em jogos de luzes e cores.
A ideia da Mercedes-Benz é quase fundir os passageiros no que o veículo oferece de tecnologia, passando o controlo da condução à máquina, mas as emoções ao habitáculo. Assim, o carro relaciona-se com o condutor através dos seus dados biométricos. Como não dispõe de volante, parte de todo um conceito verdadeiramente autónomo.
Na verdade, o carro reconhece o seu condutor pelos batimentos cardíacos, pela respiração, segundo a Mercedes-Benz. Portanto, este será já um nível completamente diferente do conceito de futuro que eventualmente poderíamos imaginar.