Fundada em Dezembro de 2019, a fintech Mozper quer posicionar-se como a primeira plataforma de cartões de débito físicos e virtuais para crianças e jovens na América Latina. Para esse efeito, a Mozper acaba de lançar este serviço no México e o próximo passo será alargá-lo para o Brasil.
Disponível para crianças a partir dos seis anos de idade, os pais poderão, através de um aplicativo, transferir dinheiro e definir uma série de regras, controlos e filtros para os gastos dos filhos. Será possível aos pais, por exemplo, estabelecer limites para saques em caixas electrónicos e definir em que lojas virtuais as crianças poderão fazer compras bem como quais as categorias de produtos que poderão adquirir. A plataforma também permite criar metas de poupança.
A Mozper “quer ser o aplicativo financeiro para a família na América Latina”. Segundo Gabriel Roizner, fundador da fintech, “nosso plano é dar os ingredientes para que os pais decidam qual é a receita correcta para a educação financeira de seus filhos”.
Para construir a oferta na região, a companhia realizou pesquisas e compilou dados que traçam um cenário do potencial desse mercado. “Só no Brasil e no México, são cerca de 30 milhões de pessoas na faixa etária de 6 a 18 anos com smartphones”, afirma Roizner. “E esse público gasta aproximadamente 30 biliões de dólares por meio desses aparelhos”.
Este posicionamento da Mozper está em linha com outros projectos que têm vindo a surgir, nomeadamente nos Estados Unidos e no Reino Unido, mercados em que se destacam a norte-americana Greenlight e a britânica GoHenry. A primeira tem neste momento mais de 500 mil assinantes e conseguiu captar um financiamento de 81,5 milhões de dólares junto de investidores como o banco JP Morgan, a Wells Fargo e a Drive Capital. Com o mesmo volume de utilizadoers, a GoHenry conseguiu obter recentemente um financiamento de 12,2 milhões de dólares em plataformas de equity crowdfunding.
Por seu turno, a Mozper conseguiu também um financiamento do fundo Dux Capital para consolidar e escalar a sua plataforma no México bem como um 1,6 milhões de dólares adicionais através da Y Combinator, uma aceleradora de start-ups.