O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, na manhã de hoje, as obras de reabilitação da barragem de Macarretane, no distrito de Chókwè, província de Gaza.
As obras duraram 14 meses e consistiram na reparação da bacia de dissipação, componente que permite que regula a intensidade de água naquela parte do Rio Limpopo.
Trata-se de uma infra-estrutura importante para o incremento da produção agrícola no regadio de Chókwè, onde 12 mil agricultores são apontados como beneficiárias director.
O Chefe de Estado realçou a importância da barragem de Macarretane para melhorar a resiliência climática na bacia do Limpopo, e na província de Gaza em geral, tendo em conta a vulnerabilidade desta região às secas e cheias.
O empreendimento está orçado em cerca de oito milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial através do Projecto de Resiliência e Reabilitação de Emergência.
Refira-se que a Barragem de Macarretane foi construída sobre o rio Limpopo entre 1953 a 1955, tendo sido destruídas pelas cheias cíclicas entre os anos 2000, 2016.
O objectivo da sua construção é de elevar o nível de água para tomada do canal principal de irrigação, e permitir rega por gravidade a todo o perímetro do Sistema de Regadio do Chókwè.