No prazo de dois anos, a Nespress compromete-se a tornar todos os seus produtos neutros em carbono. Um dos principais players do sector do café a nível mundial anuncia hoje que o objectivo para 2022 abrange todas as suas bebidas, do expresso ao café solúvel, passando ainda pelas cápsulas para máquinas de consumo doméstico.
Isto significa que todas as emissões de dióxido de carbono associadas à plantação e produção de café serão compensadas, de modo a que haja um equilíbrio e que o Planeta não sofra tanto com o negócio da gigante do Grupo Nestlé.
Em entrevista ao Business Insider, Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso, explica que a empresa não podia simplesmente esperar: «Temos de fazê-lo agora. Temos de agir agora. Todos – clientes, empregados – esperam que as marcas gerem mais impacto positivo.»
O responsável garante que reduzir o impacto ambiental é uma missão pessoal, considerando que leva mais de uma década de trabalho na área de sustentabilidade na Nespresso. Ainda assim, esta não é a única motivação. Para o CEO, estar atento às alterações climáticas e fazer algo quanto a isso é um imperativo também a nível de negócio.
«As alterações climáticas são já uma realidade para os agricultores e a essência da nossa marca é disponibilizar o melhor, mais exclusivo e mais surpreendente café do Mundo. Se não agirmos, e se estes produtores não forem capazes de continuar a plantar café, o risco é ficarmos sem negócio», explica Guillaume Le Cunff.