E
m apoio à Estratégia da SADC sobre Inclusão Financeira e Acesso das PMEs ao Financiamento como meio para acelerar os programas de inclusão financeira em todos os Estados Membros da SADC, que foi aprovado pelo Conselho de Ministros da SADC em Setembro de 2016, a Associação Bancária da SADC desenvolveu um esquema de pagamento formalmente conhecido como P2P (Pagamento a Pagamento).
Conhecido como TCIB (Transacções Compensadas em Base Imediata), o esquema permite que as transferências de crédito transfronteiriças de baixo valor sejam compensadas por meio de um operador de compensação e liquidação regional designado (Bank-servAfrica), que realiza a compensação dessas transacções.
De acordo com FinMark Trust, estima-se que apenas 36% da população da SADC é considerada bancária, 18% tem acesso a outros serviços financeiros formais (não bancários) e 12% usa serviços financeiros informais. Como resultado, muitas pessoas não têm acesso a mecanismos formais para enviar remessas internacionais de baixo valor. Os serviços financeiros informais que usam costumam ser caros, lentos e extremamente arriscados.
De acordo com a Associação Moçambicana de Bancos (AMB), o esquema de Pagamento da SADC apoia as recomendações do PAFI do Banco de Pagamentos Internacionais e a iniciativa UFA2020 do Grupo do Banco Mundial, que visam uma maior inclusão financeira. O desenvolvimento do esquema de pagamento foi comparado com a estrutura de Nível 1 da Fundação Bill e Melinda Gates, e adequadamente ajustado para pagamentos internacionais.
A interoperabilidade profunda e ampla entre todos os provedores de serviços de pagamento autorizados na SADC deve tornar os pagamentos de baixo valor e custo-benefício, directamente em contas bancárias ou carteiras electrónicas móveis muito mais fáceis.
Este fluxo de pagamento inclui Bancos e instituições financeiras, garantindo assim o maior alcance possível aos clientes finais. Actualmente está em um ambiente controlado pré-regulatório aprovado e tem visto um aumento do envolvimento de bancos e instituições financeiras com cerca de 64 participantes actualmente em vários estágios de on-boarding.
O esquema oferece opções alternativas para se conectar ao operador regional de compensação e liquidação. Os participantes têm a opção de se conectar directamente (por meio de APIs (Programa de Aplicação Interfaces), através Hubs / PSPP (pagamento Fornecedores de Serviços de Processamento ou ACH do Em Março de 2019, a Associação de Bancos da SADC começou a oferecer treinamento aos participantes e viu uma aceitação por parte de bancos e não bancos.
Até agora, 115 participantes de bancos e instituições financeiras receberam formação em Pagamentos SADC BA TCIB. Desde que a Organização Mundial de Saúde declarou o Coronaviru uma pandemia, a Associação de Bancos da SADC continua a fornecer treinamento online. A próxima sessão de treinamento programada está programada para 07-16 de Setembro de 2020.