Depois de ter sido destacada entre as 10 melhores inovações de África durante a semi-final do ClimateLaunchpad, a empresa moçambicana BioMec foi distinguida, na passada segunda-feira, sendo considerada a segunda melhor em inovação verde em África.
Este é o segundo ano consecutivo em que Moçambique tem, pelo menos, uma empresa no top das três melhores ideias de negócios verdes do continente.
Referir que para além da participação na fase global do ClimateLaunchpad, a startup moçambicana de “design de próteses mecânicas”, baseadas em plásticos colectados do mar, angariou 2 700 dólares. O primeiro lugar da competição foi atribuído à startup tanzaniana Green Venture, com o prémio de 4 600 dólares, e Pine Kazi, startup Kenyana, na terceira posição, com 1 800 dólares.
Nuala O’Brien, Embaixadora da Irlanda em Moçambique, congratula a BioMec por alcançar o segundo lugar na final regional do ClimateLaunchpad e deseja melhores resultados na Final Global. “A embaixada da Irlanda está orgulhosa de fazer parte desta iniciativa inovadora que permite que mentes jovens tragam soluções locais inteligentes para lidar com o desafio global das mudanças climáticas. A conquista da BioMec demonstra o esforço e compromisso da nova geração de empreendedores moçambicanos de transformar ideias em soluções credíveis de negócios verdes, ao mesmo tempo que contribuem para o desenvolvimento sustentável do país”, disse O’Brien.
A final regional é o culminar de uma jornada iniciada localmente, onde das 13 ideias de negócios verdes apuradas a nível nacional, três se sagraram vencedoras: a DoCampo Aquaponics, a BioMec e a Inovagri
O projecto ClimateLaunchpad é uma iniciativa da EIT ClimateKIC, programa de inovação da União Europeia para as alterações climáticas e, em Moçambique, é impulsionado pela ideiaLab com o apoio da Embaixada da Irlanda/Irish Aid, Whatana Investments, Fundação Carlos Morgado, Gaia Consulting, e Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER).
Esta é a maior competição global de ideias de negócios verdes, na qual participam mais de 3 000 ideias de mais de 50 países. O vencedor da competição recebe, de entre outros prémios, 10 mil euros e acesso à ClimateKic – principal incubadora de negócios verdes europeia.
A final regional, sublinhe-se, é o culminar de uma jornada iniciada localmente, onde do rol de 13 ideias de negócios verdes apuradas a nível nacional, três sagraram-se vencedoras (DoCampo Aquaponics, BioMec e Inovagri). Contudo, na fase seguinte (Semi-Final Regional Africana), a DoCampo Aquaponics e a BioMec ficaram no top 10 das melhores de África.