O Serviço Nacional de Migração (Senami) introduziu um serviço de marcação de atendimento electrónico de forma a evitar aglomerações nas instalações da instituição, anunciou hoje a entidade.
“Esta nova abordagem no atendimento aos requerentes de documentos migratórios tem em vista promover o distanciamento inter-pessoal, garantir que o requerente passa menos tempo nas instalações da migração”, lê-se no comunicado.
O serviço tem também o objectivo de combater a “intermediação no processo de submissão e aquisição de documentos migratórios”, acrescentou.
O requerente de documentos migratórios poderá agendar o seu atendimento e apenas dirigir-se à Migração à hora e data marcada para submeter o seu pedido, evitando desta forma longas filas de espera e aglomerados, explica o comunicado.
O utente poderá fazer marcação usando os canais electrónicos como a página da internet da instituição ou chamadas telefónicas.
Numa primeira fase, o serviço de marcação de atendimento estará disponível apenas em Maputo e mais tarde será expandido para todo o país.
As províncias de Nampula, no Norte do país, e Sofala e Tete, no Centro, serão as próximas a ter o sistema, por apresentarem um grande fluxo de pedidos de documentos.
Desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de Março, o país registou um total de 4207 casos, 26 óbitos e 2 370 pessoas são dadas como recuperadas, segundo as últimas actualizações.
Agência Lusa