Uma das principais chaves para uma organização de sucesso, é ter uma cultura baseada em um conjunto de crenças fortemente defendidas, que deverão ser apoiadas por uma estratégia e estrutura.
Quando uma organização tem uma cultura forte, três coisas geralmente acontecem: Os colaboradores sabem como a gestão de topo deseja que eles respondam a qualquer situação, os colaboradores acreditam que a resposta esperada é a adequada e os colaboradores sabem que serão recompensados por demonstrar os valores da organização.
Os Recursos Humanos, têm um papel importante na perpetuação de uma cultura forte, começando com o recrutamento e selecção de candidatos que irão partilhar as crenças da organização e crescer nessa cultura. E também têm a responsabilidade de desenvolver programas de orientação, formação e gestão de desempenho que delineiam e reforcem os valores essenciais.
A cultura de uma organização define a maneira adequada de se comportar dentro dessa mesma organização. Essa cultura consiste em crenças e valores estabelecidos pelos líderes e depois comunicados e reforçados por meio de vários métodos, moldando as percepções, comportamentos e a compreensão dos colaboradores, é importante referir que a cultura organizacional define o contexto para tudo o que uma empresa faz, não existe um modelo de cultura único que atenda às necessidades de todas as organizações.
Um denominador comum existente nas empresas de sucesso é com certeza uma cultura muito bem estabelecida. Todos têm consenso em relação às prioridades culturais, e esses valores se concentram não só nos colaboradores, mas na organização e seus objetivos. Líderes em empresas de sucesso vivem suas culturas todos os dias, e se esforçam para comunicar suas identidades culturais aos colaboradores, bem como às novas contratações. Eles são claros sobre seus valores e como esses devem refletir na organização e consequentemente os mesmos valores devem ditar como a empresa deverá funcionar.
Uma cultura forte pode trazer benefícios como maior confiança e cooperação, menos desentendimentos e tomadas de decisão mais eficazes
Por outro lado, uma cultura ineficaz pode destruir a organização e a sua liderança. O que normalmente vemos são funcionários desmotivados, alto nível de rotatividade, relações precárias com os clientes e lucros mais baixos são alguns exemplos de como a cultura errada pode impactar negativamente aos resultados financeiros.
Uma boa cultura organizacional melhorará o desempenho geral da organização, fornece uma vantagem competitiva estratégica e os valores são partilhados e firmemente defendidos.
Certamente, é importante desenvolver uma cultura organizacional forte, ajuda a empresa a alcançar os seus objectivos.
Uma cultura forte pode trazer benefícios como maior confiança e cooperação, menos desentendimentos e tomadas de decisão mais eficazes.
Os líderes da empresa desempenham um papel fundamental na formação e sustentação da cultura organizacional. Mudar a cultura da empresa por conta própria.