Os EUA vão disponibilizar 730 mil dólares para a construção de um hospital vocacionado ao tratamento da sida na cidade da Matola, província de Maputo, sul do país, anunciou hoje a embaixada norte-americana na capital do país.
Numa nota distribuída hoje, a embaixada dos EUA adianta que a unidade de saúde, que se vai designar Hospital Matola Santos, vai ser equipada com um consultório médico, laboratório, tanque de captação de água, casas de banho e cozinha para o pessoal e casa de banho pública.
A infraestrutura será ainda dotada de transformador e rede de energia eléctrica melhorados.
A embaixada dos EUA e o governo da província de Maputo fizeram hoje o lançamento da primeira pedra das obras de construção do hospital.
O empreendimento estará pronto em Novembro de 2020, avança o comunicado.
Os dados do VIH/Sida no distrito da Matola mostram a necessidade de cuidados e tratamento abrangentes
“O Governo dos Estados Unidos considera o Hospital Matola Santos um investimento crítico que vai melhorar a capacidade do país no controlo da epidemia nacional do VIH e responder de forma independente a outras ameaças de doenças”, refere a nota da embaixada dos EUA em Maputo.
Os dados do VIH/Sida no distrito da Matola mostram a necessidade de cuidados e tratamento abrangentes, considera o comunicado.
Até Julho do ano passado, 143 873 pessoas estavam em tratamento do VIH/Sida na província de Maputo, sendo 64 871 residentes no distrito da Matola.
O financiamento do Hospital Matola Santos é parte do pacote da ajuda a Moçambique do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da Sida (PEPFAR, na sigla em inglês).
Agência Lusa