O investigador do centro de desenvolvimento de energias renováveis (Centre de Développement des Energy Renouvelables – CDER) em Argel, Oussama Touaba, desenvolveu um protótipo de carro eléctrico leve para áreas urbanas. O veículo tem dois assentos, e dois motores com uma potência de 1,2 kilowatts (equivalente a 1,7 cavalos) que lhe permitem atingir uma velocidade máxima de 40 km/h.
De acordo com o seu construtor, o carro beneficia de zero emissões de CO2, enquanto que, no futuro, o seu sistema de potência será melhorado para funcionar apenas com energia solar.
O protótipo eléctrico já detém uma patente de invenção registada no INAPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial da Argélia. O veículo com emissões zero é uma continuação do trabalho do investigador, que já produziu um carro de uma e três rodas que funciona com energia solar. No futuro, Touaba prevê modernizar este carro para carregar durante o dia e também funcionar apenas com energia solar. Além de um meio de transporte, também fornecerá uma fonte de energia para residências à noite.
O veículo leve pesa cerca de 200 kg, e pode servir de meio de transporte económico se as suas baterias forem carregadas a partir de painéis solares. Touaba estima o custo de produção do carro em cerca de 700.000 dinares argelinos, o que corresponde a cerca de 386 766 meticais.