A LG apostou no design estético na sua nova gama de televisões OLED GX-Gallery, procurando criar uma linha que combinasse engenharia e design ao mais alto nível, inspirando-se no mundo da arte. A linha tem uma oferta de três tamanhos, 55, 65 e 77 polegadas, que embora sejam generosos, não pretendem ser simplesmente mais um retângulo na parede quando não está em utilização.
A linha destacou-se nos prémios de design, tendo amealhado o título de Best of the Best de 2020 com o modelo de 65 polegadas na edição deste ano do Red Dot Design Awards, assim como destaque principal no iF Design Award. E para demonstrar que a tecnologia e a arte podem andar de mãos dadas, as televisões foram expostas numa galeria suspensa da LG, na exposição Meet Vincent Van Gogh, em Lisboa, exibindo obras do artista holandês.
Nas suas características constam a espessura inferior a 20 milímetros, e um suporte embutido ultrafino, capaz de “colar” a televisão à parede sem folga, para simular um quadro. A tecnologia OLED junta-se ao sistema de pixéis auto-iluminados, para manter a qualidade pretendida, ocupando o menor espaço possível.
No interior, o sistema é alimentando pelo processador 4K α9 Gen3 AI, que permite usar inteligência artificial e deep learning para optimizar e fazer upscalling automaticamente do conteúdo de menor resolução, para que desfrutem dos mais de 8,3 milhões de pixéis 4K. E para completar a experiência cinematográfica que a fabricante pretende, o conjunto fica completo com a tecnologia de som Dolby Atmos, com um som surround multidimensional.
As fabricantes procuram cada vez mais substituir o gigantesco retângulo quando não está em uso, por algo que seja esteticamente apelativo na sala de estar
Já o Dolby Vision IQ ajusta automaticamente as configurações da imagem às condições de iluminação ambiente e aos tipos de conteúdo. Os utilizadores podem aceder à app ThinQ da LG, utilizando o smartphone como um controlo remoto, ou como receptor de comandos de voz. Suporta ainda a tecnologia VSync da NVidia, para os utilizadores que pretendam jogar vídeo-jogos com mais conforto.
A acompanhar as novas televisões, a LG apresenta ainda a nova Soundbar GX, com um design fino e som alimentado pela tecnologia Dolby Atmos e DTX:S. A coluna serve como complemento às televisões OLED Gallery, montada na sua base na parede, pois tem as mesmas especificações de tamanho.
Para além de compatível com o formato Dolby Vision 4K, também tem um subwoofer incluído, com ligação wireless à barra principal, para projectar graves em cada recanto da sala. A soundbar LG GX chega ainda este mês à Europa, mas os preços não foram revelados.