A Ford apresentou o Mustang Mach-E 1400, um protótipo 100% eléctrico com uma potência estimada de 1 400 CV e 7 motores eléctricos, que abre caminho a uma versão desportiva do SUV eléctrico.
Desenvolvido em conjunto entre a Ford Performance e a RTR Vehicles, um preparador liderado pelo campeão de drift Vaughan Gttin Jr., o novo Mustang Mach-E 1 400 Prototype apresenta-se com uma aerodinâmica optimizada em termos de forma e localização e focada nas condutas de arrefecimento, splitter frontal, difusores e asa traseira.
Dos sete motores três estão ligados ao diferencial dianteiro e quatro ao diferencial traseiro, encontrando-se sobrepostos.
A utilização de um único eixo de transmissão para fazer a ligação aos diferenciais permite múltiplas afinações para configurar o desportivo para qualquer tipo de condução: do ‘drifting’ até às corridas de alta velocidade em circuito.
A bateria de 56,8 kWh – que tanto pode ser dividida uniformemente entre a frente e a traseira do veículo ou totalmente para um lado ou para o outro – é feita de células de níquel manganês e cobalto, estando inserida num sistema que foi concebido para ser arrefecido durante o carregamento.
Em combinação com o ABS e com o controlo de estabilidade, o travão eléctrico permite ao modelo recuperar energia através da travagem. O Mustang Mach-E 1 400 conta com travões da Brembo e um travão de mão hidráulico, para favorecer o drift.
O protótipo é descrito pela marca como um balão de ensaio de novos materiais, utilizando um capot feito de materiais compósitos provenientes de fibras orgânicas. O resto do carro recorre a vários elementos em fibra de carbono.
O design da carroçaria foi concebido de modo a providenciar um nível elevado de “downforce”: mais de uma tonelada a velocidades até 257 km/h, segundo a Ford.
O Mustang Mach-E 1 400 fará a sua estreia em público no próximo evento da Nascar Cup Series.