O Standard Bank entregou, na última sexta-feira, em Maputo, ao Ministério da Saúde, diverso equipamento médico para proteger os profissionais de saúde, envolvidos, a diversos níveis, no combate à crise sanitária da covid-19, no País.
O contributo do banco, que visa evitar a disseminação do Coronavírus e proteger a saúde dos médicos e demais profissionais de saúde, é constituído por 500 fatos de protecção descartáveis, 500 óculos de protecção, 30 mil luvas cirúrgicas e 50 mil máscaras cirúrgicas.
Após proceder à entrega formal do donativo, o presidente do Conselho de Administração do Standard Bank, Tomaz Salomão, referiu que o gesto do banco representa uma homenagem e símbolo de respeito ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde.
“Em todo o território nacional, temos consciência e conhecimento da grande entrega e esforço abnegado que tem sido realizado pelos profissionais de saúde, no combate ao novo coronavírus, daí que o banco decidiu concentrar esforços para apoiar o pessoal médico”, indicou Tomaz Salomão, destacando ainda que o Standard Bank vai continuar a trabalhar no sentido de disponibilizar mais meios e materiais para ajudar na luta contra a covid-19.
Intervindo, igualmente, no evento, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, disse que os profissionais de saúde têm a particularidade de estarem a trabalhar directamente nas componentes de prevenção, pesquisa e clínica do novo coronavírus, pelo que os meios ora recebidos são de vital importância, para proteger os que têm estado a menos de um metro e meio dos doentes da covid-19.
“Dada à natureza e especificidade do seu trabalho, o pessoal médico está exposto a um considerável risco profissional, sendo que a prevenção da possível contaminação pelo novo coronavírus nos profissionais de saúde é um dos maiores desafios e talvez a mais importante preocupação diária do ministério”, frisou.
Por isso, Armindo Tiago manifestou o seu agradecimento ao banco pelo nobre gesto, reiterando que o ministério continuará a advogar pela transparência na alocação e uso dos meios oferecidos, reportando publicamente a sua distribuição pelos reais destinatários.