O ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, diz que o prazo de execução das obras de reabilitação de linha férrea, que liga o porto da Beira, a fronteira de Machipanda em Manica está comprometido, devido a pandemia da covid-19.
Janfar Abdulai que na última sexta-feira visitou a Estação ferroviária de Machipanda, na província de Manica, foi informado pelos membros da direcção executiva dos Caminhos de Ferro de Moçambique- Centro, que desde a eclosão da doença, já não estão a ser importados os equipamentos necessários para as obras.
“De forma geral, o importante é que os trabalhos ainda continuam, a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) adoptou as medidas que permitem a continuidade dos trabalhos e aqui reforçamos os gestores para que continuem a levar a cabo os trabalhos, obedecendo as medidas rigorosamente de prevenção para que os gestores, assim como os trabalhadores, não sejam afectados por esta pandemia”, disse.
Avaliado em 150 milhões de dólares norte americanos, o projecto de reabilitação da linha férrea Beira-Machipanda, compreende a construção de novas pontes, apeadeiros e estações ferroviárias.