O Dow Jones fechou com uma subida marginal de 0,17% para 23.515,26 pontos; o Standard & Poor’s 500 deslizou 0,05% para 2.797,80 pontos; o tecnológico Nasdaq Composite cedeu 0,01% para se fixar nos 8.494,75 pontos.
Os três grandes índices de Wall Street estavam a negociar em alta, mas começaram a perder fôlego depois de os jornais terem anunciado o fracasso de um medicamento que tinha sido identificado como um possível combatente da pandemia de covid-19. O medicamento estava a ser testado, mas falhou no seu primeiro teste clínico, segundo o Financial Times.
Também os maus dados do mercado laboral pesaram no sentimento dos investidores, apesar de na semana passada ter havido menos pessoas a pedir subsídio de desemprego face à semana precedente.
O mau andamento do mercado mundial do petróleo também não está a ajudar – e nos últimos dias as notícias dessa frente têm sido muito desanimadoras. A única boa notícia para os investidores poderem acalmar nos próximos dias será – se se confirmar – a intenção da China investir fortemente num mercado que está a praticar preços de saldo.,
Aparente, o Império do Meio é dos poucos países que ainda tem espaço para acomodar petróleo, pelo que, se assim for, terá toda a vantagem em ir ao mercado nesta altura. Aparentemente, este é para já o único facto que permite antever uma acalmia no mercado do petróleo.
Até porque, dizem os cometedores, a preparação do próximo passo do confinamento mundial – que passa por uma ligeira redução – não será suficiente para reanimar a economia global.