Pode ter sido apenas um exercício de estilo, uma demonstração técnica e um protótipo – embora ainda se espera ver este relógio nas lojas – o Piaget Altiplano Ultimate Concept continua a ser um dos relógios mais impressionantes que se viu recentemente.
O relógio tinha um objectivo único e muito simples, o de colocar a marca Piaget de volta ao centro das atenções, reposicionando-a como um dos poucos mestres da relojoaria ultra-fina, quebrando todos os registos anteriores no que se refere a espessura. E fez isso em 2018 com o Altiplano Ultimate Concept, um relógio que é mais fino que a maioria dos movimentos, mais fino que uma moeda … e mais fino que tudo o resto mecânico.
No mundo da relojoaria, não se pode ignorar a batalha em curso entre Piaget e Bvlgari pelo título de “rei dos ultra-finos”. Afinal, é uma competição saudável, pois levou as duas marcas a inovar em um campo que havia sido negligenciado. E isso resultou em relógios ultra inovadores e impressionantes, como o Bvlgari Octo Finissimo Tourbillon Automatic e seu estojo de 3,95 mm (o relógio automático mais fino) ou o igualmente impressionante Piaget Altiplano Ultimate Automatic 910P.
No entanto, na edição de 2018 do SIHH, Piaget lançou um relógio que media menos em espessura que todos os movimentos ultra-finos disponíveis no mercado, um relógio com apenas 2 mm de altura. Nunca antes na história da relojoaria havia sido alcançada tal espessura. O relógio apresentado era um protótipo totalmente funcional, equipado com dezenas de soluções técnicas sem precedentes para alcançar essa esbelteza recorde.
Em suma, toda a arquitectura do relógio foi projectada, o movimento e o caso se tornando uma única peça. Até a coroa sinuosa era nova, e o caminho para o cristal também era montado no relógio. Conseguir essa impressionante “finura” não era apenas criar peças mais finas. Exigia pensar fora da caixa. E para entender isso, confira o vídeo detalhado que explica tudo.