A Samsung avançou recentemente que começou a trabalhar em sensores de imagem com resoluções de até 600MP, mais nítidas do que o olho humano pode perceber, segundo avança o site techradar.
A empresa sul-coreana foi uma das primeiras a fabricar e a utilizar sensores de câmera ISOCELL de 108MP em smartphones, que apareceram na câmara principal do Samsung Galaxy S20 Ultra, ainda abaixo da resolução 500MP que se supõe ser a dos olhos humanos, e que pode ser superada por um sensor de 600MP.
É possível que os sensores de 600MP possam não ser utilizados em smartphones, pois não há nada, por agora, que sugira essa possibilidade
Para chegar lá, a Samsung está a desenvolver formas de associar um maior número de megapixels em pequenos sensores. A empresa utiliza a ‘tecnologia Nonacell’, que emprega uma estrutura de 3×3 pixels em comparação com uma matriz 2×2 padrão.
Enquanto outros telefones usam o último método (chamado ‘pixel binning’ ou ‘quad pixel’) para combinar quatro pixels para funcionar como um e único, o método Nanocell combina nove, o que poderia permitir que nove pixels de 0,8 μm funcionassem como um 2,4 μm pixel. Isso aumenta a quantidade de absorção de luz que os pixels são capazes de melhorar, além de melhorar o desempenho com pouca luz dos sensores.
Sensores de paladar e olfacto
A Samsung também está a pesquisar sensores que podem detectar comprimentos de onda além da capacidade do olho humano, por exemplo, a partir do uso da luz ultravioleta para detectar células cancerígenas ou sensores infravermelhos para fotografias com luz escura. Essas aplicações parecem muito mais capazes do que usar ondas de luz para detectar níveis de oxigénio no sangue, como o Withings ScanWatch .
Além disso, a empresa também indicou que seus cientistas estariam a trabalhar num projecto para criar sensores que podem identificar cheiro ou sabor. Eles não sugeriram como, embora essa não seja a primeira vez que se ouve falar do conceito – uma patente sugere que no futuro o Apple Watch poderá detectar o odor corporal.
Obviamente, espera-se que a câmara de 600MP da Samsung será direccionada para smartphones, mas a empresa espera expandir seus sensores para mais dispositivos, de acordo com a publicação do blog citada pelo techradar. Poderia fornecer sensores de câmara para veículos autónomos, drones e outros dispositivos IoT (Internet das Coisas) no futuro.