O presidente norte-americano adiantou no Twitter que pediu aos secretários da Energia e do Tesouro um plano para financiar as empresas do sector.
No dia a seguir à maior queda de sempre no preço do barril de petróleo West Texas Intermediate (WTI), a referência nos Estados Unidos, Donald Trump mostrou apoio ao sector, afirmando que “nunca iremos deixar cair a grande indústria do gás e do petróleo dos EUA”.
No Twitter, o republicano adiantou esta terça-feira que pediu aos secretários da Energia e do Tesouro para formularem um plano para disponibilizar fundos “para que estas muito importantes empresas e os empregos permaneçam assegurados pelo futuro adentro”.
Na segunda-feira, o preço barril do WTI caiu a pique, pressionado pelo aproximar do prazo final (hoje) da negociação dos contratos para entrega em final de Maio. Num contexto em que o ‘congelamento’ da economia global como resposta à pandemia da Covid-19 quebrou a procura por petróleo, e deixou os locais de armazenamento nos EUA quase cheio, os traders preferiram pagar aos compradores do que ficar com os contratos, levando assim a um tombo de mais de 300% na cotação, para fechar em terreno negativo pela primeira vez, nos -37,63 dólares.
A queda dos preços continuou esta terça-feira, com os futuros do WTI para entrega em Junho a tombarem 26% para 15,12 dólares e os Brent, referência para a Europa, a descerem 20,9% para 20,23 dólares o barril.
Segundo Ramiro Loureiro, analista de mercados do Millennium investment banking, “isto mostra que a falta de procura devido à pandemia levou o mundo a grande dificuldade de armazenamento e que os detentores destes contratos não querem levar os mesmos até à maturidade para aí terem de exercer essa reserva”.