Com a maioria dos índices a iniciar a semana em queda, os principais índices bolsistas europeus ainda não tinham dado mostras, a meio da sessão, de terem argumentos para imporem uma alteração desta tendência.
A meio da sessão de hoje – e depois de uma semana globalmente positiva – os principais índices europeus do mercado mobiliário estão em queda. Assim, o alemão DAX está a perder cerca de 0,6% – apesar de o DAX Technology estar a crescer mais de 0,8% -; o espanhol IBEX 35 perde quase 1,5%; o francês CAC 40 deprecia 0,8%; o FTSE do Reino Unido cai também 0,8%, no que são acompanhados pelo PSI-20 nacional, que acumula uma queda acima dos 1,4%, mas longe dos mínimos atingidos há precisamente um mês.
A incerteza que os mercados vivem em relação ao desenvolvimento da pandemia de covid-19 continua a ser a explicação dos analistas para o mau começo da semana, depois de um fecho na sexta-feira que foi globalmente positivo. O sentimento geral é que enquanto a pandemia não estiver declaradamente controlada, o mercado de capitais europeu – no que deverá ser acompanhado pelo norte-americano – tenderá a oscilar entre subidas e descidas de pequena variação.