A Samsung afirma ter atingido um recorde de velocidade de 5G, tendo chegado a uma velocidade máxima de 8,5Gbps na transferência entre dois dispositivos em um ambiente de laboratório, segundo o TechRadar.
A gigante coreana da electrónica, diz o site, conseguiu o feito utilizando um espectro de onda milimétrica (mmWave) de 800MHz combinado com a tecnologia MU-MIMO (multi-usuário, entrada múltipla, saída múltipla) para enviar um sinal de sua unidade de acesso a dois dispositivos móveis de teste.
A Samsung é a maior fabricante mundial de celulares, mas também deseja ampliar sua influência ao longo da cadeia de suprimentos com 5G
“Esta demonstração bem-sucedida prova o potencial da mmWave de oferecer novos tipos de casos de uso de negócios e abrir oportunidades para operadoras de telefonia móvel. Esperamos ansiosamente desenvolver essa significativa inovação técnica para alimentar nossa jornada contínua em direcção a um ecossistema mmWave inovador e vibrante”, frisou, Hyunho Park, o vice-presidente sénior de negócios de redes da Samsung Electronics.
O objectivo do estudo foi demonstrar a possibilidade do 5G alimentado por frequências de banda alta, como o mmWave. O 5G vai utilizar uma mistura de espectro de banda baixa, média e alta, cada um dos quais oferece uma combinação de faixa e capacidade. O mmWave oferece capacidade massiva em um curto intervalo, tornando-o ideal para aplicativos de alta largura de banda que exigem um nível garantido de taxa de transferência.
Os serviços de banda larga do Acesso Sem Fio Fixo (FWA) nos EUA são alimentados pelo mmWave, com outros aplicativos revolucionários como Realidade Virtual (VR) e Internet Industrial das Coisas (IIoT).
A Samsung é a maior fabricante mundial de celulares, mas também deseja ampliar sua influência ao longo da cadeia de suprimentos com 5G – incluindo chipsets e equipamentos de telecomunicações. Já possui clientes nos EUA e na Coreia do Sul, dois países que já lançaram redes 5G habilitadas para mmWave.
“A Samsung continuará na vanguarda do avanço da tecnologia 5G mmWave”, disse Hyunho Park.