Uma outra cidade chinesa proibiu de forma permanente o consumo da carne de cão e gato. Trata-se da cidade de Zhuhai, localizada na província de Guangdong, no sul da China, que seguiu assim o exemplo de Shenzhen, onde a mesma proibição foi anunciada no início deste mês.
A informação foi dada a conhecer pelo Comité Permanente do Congresso Popular Municipal de Zhuhai durante uma conferência de imprensa sobre os “Regulamentos sobre a Proibição de Animais Silvestres na Zona Económica Especial de Zhuhai” (o Regulamento), o qual determina que aqueles animais (cães e gatos) e outros que sejam benéficos para o desenvolvimento cientifico são proibidos para venda e consumo.
Zhuhai junta-se a Shenzen, que proibiu, permanentemente, o comércio e consumo de animais selvagens
Esta proibição, que foi celebrada pelos defensores dos direitos dos animais, faz parte das novas medidas de segurança alimentar lançadas em resposta ao surto do novo coronavírus.
Além de não poderem comer cães e gatos, os novos regulamentos também proíbem o consumo humano de animais selvagens, como cobras, civetas ou pangolins.
Yong Ling, Director do Comité de Trabalho Jurídico do Comité Permanente do Congresso Popular Municipal de Zhuhai, afirmou que os animais comestíveis devem atender aos requisitos de “inclusão” no Catálogo Nacional de Recursos Genéticos de Animais e Aves.
O “Regulamento” baseia-se no corte da cadeia de interesse do comércio ilegal de animais silvestres e estabeleceu responsabilidades legais mais rigorosas, de modo a obter controle total da cadeia desde a captura, transporte, compra, venda, processamento até ao consumo.