Na carta anual aos acionistas, o CEO da empresa de ‘e-commerce’ refere que está disposta a partilhar os resultados do investimento que fará num laboratório próprio para despiste da doença.
“Uma coisa que aprendemos com a crise da covid-19 é o quão importante a Amazon se tornou para os nossos clientes. Queremos que saibam que levamos essa responsabilidade a sério e estamos orgulhosos do trabalho que as nossas equipas estão a fazer para ajudar os clientes neste momento difícil”. É assim que Jeff Bezos começa a carta anual aos acionistas da Amazon.
O fundador da gigante do e-commerce lembra que, desde o início da pandemia, começou a dar prioridade às entregas de artigos básicos para a casa, bens médicos e outros produtos essenciais, e a encerrar temporariamente as suas lojas de livros, brinquedos e pop-ups – ainda assim, dando oportunidade a esses colaboradores de continuarem a trabalhar noutros serviços da empresa.
Jeff Bezos detalha as medidas que a Amazon implementou para evitar a propagação do novo coronavírus e responder ao aumento da procura e às necessidades específicas dos consumidores que estão em isolamento social, quarentena voluntária ou tele-trabalho. É disso exemplo a contratação de mais de 100 mil trabalhadores ou o aumento do salário mínimo em 2 dólares por hora até o final de Abril.
E mais: a criação de um laboratório próprio para despiste da doença. Jeff Bezos afirma que a empresa começou a reunir o equipamento de que precisa para começar em breve a fazer testes de covid-19 aos “funcionários da linha da frente” e está disposta a mais tarde partilhar os resultados deste investimento.
“Um próximo passo na proteção dos nossos funcionários pode ser o teste regular de todos os Amazonians, incluindo aqueles que não apresentam sintomas. Testes regulares à escala global, em todos os sectores, ajudariam a manter as pessoas seguras e a colocar a economia a funcionar novamente”, pode ler-se missiva publicada esta quinta-feira.
Apesar de a pandemia ser o foco do documento, o empresário norte-americano faz ainda referência aos investimentos no combate às alterações climáticas e diz que pretende ter 10 mil novas vans eléctricas na estrada já em 2022 e cumprir a meta de emissões zero de carbono até 2040.
“A Amazon enfrenta desafios significativos para alcançar esse objectivo não só por movimentar informações. Temos uma ampla infra-estrutura física e entregamos mais de 10 mil milhões de bens em todo o mundo por ano”, explica Jeff Bezos, salvaguardando que se a multinacional, nestas condições, o conseguir, “qualquer empresa conseguirá”.