O Facebook Inc. processou o fundador de uma empresa de software por exibir anúncios enganosos nas suas plataformas de media social, incluindo links para oportunidades de investimento e informações falsas sobre a pandemia de coronavírus.
O software “LeadCloak” de Basant Gajjar, projectado para burlar os sistemas de revisão automatizados no Facebook e Instagram, atrai os usuários a clicar em links não vinculados ao anúncio, de acordo com o processo movido, na quinta-feira passada, na Califórnia. O Facebook disse que o software divulgou anúncios enganosos de pílulas dietéticas e drogas e oportunidades de investimento em criptomoeda.
Gajjar, que segundo o processo é um cidadão indiano residente na Tailândia, foi apontado como réu no processo do Facebook, mas não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O Facebook pediu ao tribunal que bloqueie permanentemente os serviços LeadCloak
O Facebook disse, no processo, que o LeadCloak também tem como alvo outras empresas de tecnologia, incluindo Google, Oath, WordPress e Shopify.
O Facebook enfrentou uma onda de publicidade maliciosa que tentava tirar proveito do desespero dos utilizadores durante o surto da Covid-19. Em meados de Março, a empresa chegou a proibir anúncios enganosos divulgando máscaras protectoras.
O Facebook enfrentou uma onda de publicidade maliciosa que tentava tirar proveito do desespero dos utilizadores durante o surto da Covid-19. Em meados de Março, a empresa chegou a proibir anúncios enganosos divulgando máscaras protectoras. Em muitos casos, as máscaras eram versões defeituosas, muito caras ou falsificadas das que os médicos recomendavam.
Ainda assim, “tem sido difícil” remover tais anúncios das suas plataformas sociais, reconhece o próprio Facebook que está a apostar cada vez mais em sistemas automatizados para resolver o problema.