A Comissão Europeia vai realizar uma conferência de doadores para financiar o desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19, incluindo medicamentos para melhorar o combate à propagação do novo coronavírus.
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen , anunciou, hoje, numa conferência de imprensa, em Bruxelas, que a conferência vai ser realizada a 04 de Maio com o objectivo de “colmatar as lacunas financeiras imediatas e encontrar soluções inovadoras e equitativas”.
A líder da comissão estabeleceu três pré-condições para o afrouxar das medidas em curso, num processo que deve ser avaliado caso-a-caso
Ursula von der Leyen apresentou-se ao lado do Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, numa declaração aos cidadãos da União Europeia onde foi também abordado o levantamento das restrições implementadas pelos Estados-membros para conter a propagação do vírus.
A líder da comissão estabeleceu três pré-condições para o afrouxar das medidas em curso, num processo que deve ser avaliado caso-a-caso, nomedadmente, uma significante diminuição da propagação do coronavírus; um sistema de saúde com capacidade suficiente para aguentar a exigência; e uma capacidade ajustada de vigilância e monitorização da situação.
Ursula von der Leyen não pretende que estas recomendações sejam entendidas como um sinal para levantar os confinamentos, mas apenas ajudar a enquadrar as decisões de cada um dos “27”, que devem ser sempre tomadas em coordenação com os parceiros, de forma gradual e sob constante avaliação.
O Presidente do Conselho Europeu reiterou a realização de uma nova video-cimeira de líderes da UE, a realizar a 23 de Abril.
Charles Michel antecipou a discussão em torno do orçamento plurianual e sublinhou que o mesmo deve ter por base a retoma dos “27” após a pandemia da covid-19, numa decisão que deve ter em conta os princípios de solidariedade e partilha que estão na base do próprio projecto europeu.