O Director Nacional de Abastecimento de Água de Moçambique, Nilton Trindade, garante que a Área Metropolitana da Grande Maputo terá água suficiente para durar até o início da próxima estação chuvosa (em Outubro).
Com a pandemia de covid-19, um suprimento confiável de água limpa tornou-se mais vital do que nunca, uma vez que uma das principais medidas preventivas contra a doença é a lavagem frequente das mãos com água e sabão.
Falando numa conferência de imprensa em Maputo, Trindade disse não haver perigo de a principal fonte de água para Maputo, o reservatório da barragem de Pequenos Libombos, secar nos próximos meses.
O nível do reservatório está actualmente a 30% de sua capacidade. Embora seja baixo, é suficiente para manter Maputo, a cidade vizinha de Matola e a cidade de Boane abastecidas por vários meses.
Trindade disse que o Ministério das Obras Públicas decidiu parar de desconectar os clientes da rede de abastecimento de água quando eles não pagam as suas contas de água. Multas por atrasos no pagamento de contas também foram suspensas e os clientes já desconectados serão reconectados, simplesmente para garantir que um suprimento adequado de água esteja disponível para fins de higiene numa altura de estado de Emergência.
Trindade deixou claro que essas são medidas temporárias, enquanto durar a crise do coronavírus, e que as contas de água terão que ser pagas.