Existem 70 vacinas contra o novo coronavírus a ser desenvolvidas em todo o mundo, com três delas já em fase avançada, uma vez que estão já a ser testadas em seres humanos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Numa altura em que várias empresas farmacêuticas lutam para tentar chegar a uma vacina que resulte no combate ao novo coronavírus, a que está numa fase mais avançada parece ser a CanSino Biologics, de Hong Kong.
As outras duas que estão já a ser testadas em seres humanos pertencem às norte-americanas Moderna e Inovio Pharmaceuticals, segundo um documento divulgado pela OMS.
O progresso está a ocorrer a uma velocidade sem precedentes no desenvolvimento de vacinas, com o coronavírus a ser dificilmente contido apenas com medidas de contenção. A indústria farmacêutica tem esperança de avançar nos desenvolvimentos a tempo de colocar uma vacina no mercado no próximo ano, o que geralmente demoraria cerca de uma década a acontecer.
Grandes e pequenos farmacêuticas entraram em cena para tentar desenvolver uma vacina, que seria a maneira mais eficaz de conter os efeitos vírus. Segundo a OMS, também as gigantes farmacêuticas Pfizer e Sanofi têm o desenvolvimento de uma vacina em fase avançada.
O número de casos de infectados pela covid-19 superou a barreira dos 1,8 milhões em todo o mundo, sendo que desses 1,3 milhões estão activos. Contam-se até ao momento 114,293 mortes provocadas pelo coronavírus e 428,082 casos recuperados a nível global. O país com mais casos reportados continua a ser os Estados Unidos (560,433), seguido de Espanha (166,831) e Itália (156,363), de acordo com o site worldometers.