Os bancos United Bank for Africa (UBA) e Letsego anunciaram apoios a Moçambique para ajudar na luta contra a pandemia de covid-19, adiantaram esta quinta-feira as instituições.
De acordo com o UBA, Moçambique vai beneficiar de um fundo de 12,8 milhões de euros, que será distribuído por 20 subsidiárias do Grupo UBA, incluindo o país lusófono.
A ajuda será “em forma de financiamento aos governos locais ou doação de equipamentos críticos para a prevenção e protecção contra a pandemia”, lê-se no comunicado.
Por seu turno, o banco Letsego disponibilizou 24 mil euros ao Ministério da Saúde (Misau) para a mesma finalidade.
“O fundo destina-se a apoiar os esforços nacionais na prevenção da propagação do vírus, no atendimento às pessoas infectadas pela doença”, disse Carlos Nhamahango, director executivo do Banco Letsego, citado em comunicado.
Há 17 casos registados oficialmente por infecção pelo novo coronavírus no país, sem registo de mortes.
O país vive em estado de emergência durante todo o mês de Abril, com espaços de diversão e lazer encerrados, proibição de todo o tipo de eventos e de aglomerações.
Durante o mesmo período, as escolas estão encerradas e a emissão de vistos para entrar no país está suspensa.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 94 mil.
Dos casos de infecção, cerca de 260 mil são considerados curados.
Agência Lusa