Um total de 96 apartamentos, inseridos no projecto Habita Moçambique, deverão estar prontos até finais deste ano, no bairro de Zintava, distrito de Marracuene, província de Maputo.
O projecto, composto por edifícios de quatro andares, está a ser desenvolvido de forma faseada e o segundo lote de apartamentos a ser construído, estará disponível para jovens e funcionários do Estado ainda este ano.
Até agora, o Fundo para o Fomento da Habitação (FFH) concluiu o processo de licitação para apurar as empresas construtoras e prevê-se que as obras iniciem nas próximas semanas.
O presidente do Conselho de Administração do FFH, Armindo Munguambe, disse que o montante a ser investido nesta fase construção é de 380 milhões de meticais, financiados de forma directa pelo Orçamento do Estado.
“Neste momento o projecto está na fase de adjudicação das obras e o início efectivo está condicionado ao covid-19. A nossa perspectiva é que os apartamentos estejam prontos para habitar até finais deste ano”, revelou.
Orçado em 90 milhões de dólares, o projecto Zintava prevê a construção, nos próximos anos, de 1 840 apartamentos de tipo 2 e 3.