O Facebook começou a colaborar com governos africanos para combater a desinformação em torno da Covid-19, lançando funcionalidades e iniciativas que ajudem a população a estar melhor informada sobre a pandemia.
A África do Sul é um dos países beneficiados e, de acordo com a Reuters, citada pelo noticiasaominuto, lançou com a colaboração da Praekelt.org (uma organização sem fins lucrativos) um serviço de informação através da app de mensagens WhatsApp. Enviando apenas uma saudação para um número de WhatsApp, os utilizadores podem ter todas as suas questões sobre o novo vírus corona respondidas.
“Talvez o maior perigo para o nosso país nesta altura seja o medo e a ignorância. Devemos deixar de partilhar notícias falsas e não-verificadas para não criar mais alarme e apreensão”, declarou o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
O Facebook, YouTube e Twitter também estão a trabalhar de perto com outros países e fazem uso de verificadores de notícias em 15 países africanos para remover notícias falsas das respectivas plataformas.