Os australianos estão a ser instruídos a ficar em casa e isolar-se para impedir a propagação do novo vírus corona. Algumas das pessoas em maior risco na Austrália incluem as que vivem nas ruas, sem acesso a higiene e cuidados de saúde adequados.
No entanto, com as viagens domésticas e internacionais praticamente paradas, há muitos hotéis dormentes em toda a Austrália. Alguns estão a ser utilizados para colocar em quarentena os viajantes estrangeiros por 14 dias antes de voltarem para suas casas.
Mas um hotel de luxo em Perth, o Pan Pacific, será utilizado para abrigar 20 das pessoas que vivem nas ruas mais vulneráveis da cidade, no âmbito do combate da propagação da Covid-19.
‘Hotéis com Coração’
Na segunda-feira, o Governo da Austrália Ocidental anunciou a iniciativa Hotels With Heart (Hotéis com Coração).
O hotel, que inicialmente abrigará pessoas desabrigadas, poderá ser utilizado mais adiante, para abrigar vítimas de violência doméstica, se necessário.
No entanto, o Projecto Nacional de Prevenção ao Suicídio e Recuperação de Trauma disse que o esquema era inadequado, afirmando que fornecer abrigo para 20 pessoas não era suficiente.
Eles estimaram que havia 200 pessoas sem-abrigo a viver nas ruas do centro de Perth, sozinhas.