Moçambique enfrenta, à semelhança do resto do mundo, um período muito difícil provocado pela pandemia do COVID-19. É uma situação que exige, de todos, calma e disciplina.
A nossa primeira preocupação é sempre as pessoas: daí que tenhamos implementado um conjunto de medidas desde há várias semanas para limitar o contacto pessoal entre colegas e com os nossos clientes e parceiros. Por exemplo, há várias semanas que deixamos de ter reuniões internas presenciais e todas passaram a ser por teleconferência e, na mesma altura, cancelámos todas as viagens de negócio.
A disponibilidade e acesso à informação é crucial nestas alturas e como tal desenvolvemos um plano de comunicação específico para o efeito, contemplando que produtos de higiene usar e como os usar, quais as formas de contágio e cuidados a ter e, acima de tudo, fomentando a partilha destes cuidados por todas as comunidades ao nosso redor.
Sendo um banco pensado para o futuro, havíamos já introduzido diversas ferramentas de trabalho à distância para uma parte significativa das nossas equipas nos serviços centrais, nomeadamente aquando da mudança para as instalações nas Torres Rani, em que temos em prática um modelo de distribuição livre dos colaboradores: estando quase todos equipados com computadores portáteis e acesso à rede interna do Banco por wifi, os colegas podem usar qualquer posto de trabalho em qualquer um dos pisos existentes. Naturalmente, esta é a melhor base de preparação para uma situação de emergência como a que vivemos.
Desenvolvemos um plano de comunicação específico para o efeito, contemplando que produtos de higiene usar e como os usar, quais as formas de contágio e cuidados a ter e, acima de tudo, fomentando a partilha destes cuidados por todas as comunidades ao nosso redor.
Porque nos preocupamos com o bem-estar dos nossos clientes, individuais e empresas, ainda que agora mantendo as devidas distâncias, temos vindo a intensificar o contacto e acompanhar a situação para apoiar naquilo que pudermos.
Nesta altura, cerca de 60% dos nossos colaboradores dos serviços centrais estão já a trabalhar a partir de casa. Dessa forma, estão mais protegidos eles próprios, as suas famílias, os nossos clientes e parceiros e a sociedade em geral. Todos temos que fazer a nossa parte.
Naturalmente, existem funções que, pela sua natureza, exigem a presença física no local de trabalho e como tal alguns de nós continuam nesse regime, mas sempre com o máximo de cuidado e evitando todo o contacto social, no horário de trabalho e fora dele.
As nossas agências, espalhadas por todas as províncias do país, continuam a operar como sempre. Todas elas estão equipadas com desinfectante nas zonas de atendimento a clientes e nas zonas internas do balcão.
Por forma a garantir o devido distanciamento entre pessoas, um máximo de cinco clientes podem estar dentro da agência a cada momento e para sua conveniência e higiene, a porta será aberta pela segurança. Todas as agências e ATM estão sujeitas a intervenções de limpeza ainda mais frequentes e rigorosas.
Este vírus está a afectar a saúde das pessoas mas também da economia em geral. Com alguns sectores bastante impactados por via das limitações das suas cadeias de fornecimento, o abrandamento da actividade económica que o próprio isolamento provoca e a apreensão dos diversos agentes económicos quanto a um futuro incerto, sabemos que a situação económica das famílias e empresas moçambicanas será, infelizmente, também afectada.
Como tal, o Absa Bank Moçambique, em linha com as medidas extraordinárias aprovadas pelo Banco de Moçambique, decidiu ajudar os seus clientes e parceiros desde já com medidas que permitam melhorar a sua capacidade de cumprimento dos compromissos assumidos e gestão de tesouraria, assim como incentivar a utilização de serviços digitais e banca electrónica, nomeadamente:
› eliminando todas as comissões de utilização em qualquer ATM em território nacional para todos os seus clientes, por um período de 3 meses a começar a 10 de Abril
› eliminando as comissões de transferência para carteiras móveis, por um período de 3 meses a começar a 10 de Abril
› eliminando todas as comissões de utilização dos Canais Digitais, por um período de 3 meses a começar a 10 de Abril
› estando disponível para pagar antecipadamente facturas vincendas, referentes aos próximos 3 meses, aos seus fornecedores regulares
› oferecendo aos retalhistas com serviços de entrega ao domicílio soluções grátis de cobranças domiciliárias (via cartões bancários e carteiras móveis), por forma a promover a expansão destes serviços e contribuindo assim para a redução das deslocações da população
Como um dos bancos da praça com melhores rácios nessa matéria nos últimos anos, estamos naturalmente bem preparados para continuar a apoiar os nossos clientes e Moçambique a ultrapassar mais uma adversidade
Todas estas medidas estão a ser acompanhadas por um reforço da robustez financeira do Banco, garantido que a nossa posição de capital e liquidez está mais forte que nunca.
Como um dos bancos da praça com melhores rácios nessa matéria nos últimos anos, estamos naturalmente bem preparados para continuar a apoiar os nossos clientes e Moçambique a ultrapassar mais uma adversidade, certos que no final seremos todos mais fortes.
Mantemos as nossas linhas abertas, 24h por dia, através do 1223 ou 21344400. E os nossos contactos telefónicos pessoais continuam os mesmos e muito activos. Estamos aqui para o apoiar e dar vida às suas possibilidades, sempre!
Iremos continuar a monitorar as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Instituto Nacional de Saúde, assim como as medidas tomadas pelo Governo, para garantir que ajustamos os nossos planos, a todo momento, para ajudar a deter a propagação desta pandemia.
Esperamos poder continuar a contar com a sua cooperação neste momento crítico. Em nome da equipa do Absa gostaria de agradecer a sua compreensão para as medidas tomadas durante este período e desejar muita saúde para a enorme Família Moçambicana.