A Apple lançou, nesta sexta-feira, 27, uma nova ferramenta para auxiliar indivíduos a identificar se estão com sintomas do novo coronavírus. Em forma de aplicativo e site, o projecto foi desenvolvido em parceria com a Força-Tarefa de Coronavírus da Casa Branca, a Agência Federal de Gestão de Emergências e o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos
O app e o website da Apple, que estão apenas em inglês, reúnem informações verificadas para descobrir quais são as medidas mais apropriadas para se cuidar contra o covid-19. Para ter acesso ao resultado, o usuário precisa de responder a algumas perguntas, como a sua idade, se reside num local onde o vírus se espalhou e o que está a sentir no momento.
Além disso, as plataformas também apresentam uma série de informações sobre as mais recentes actualizações, orientações sobre distanciamento social ou o isolamento, se é necessário realizar o teste ou não e quando o indivíduo deve entrar em contacto com um médico. Eles também podem aprender a reconhecer os sintomas e receberão dicas do CDC sobre higiene pessoal.
Até ao momento, o aplicativo está disponível apenas para os usuários que tenham contas americanas na Apple Store e que tenham mais de 18 anos. Além disso, os usuários também podem perguntar à Siri, assistente de voz da Apple, sobre os sintomas que estão sentindo.
Para aceder o serviço, não é necessário criar uma conta ou conectar-se com o ID da Apple; dessa forma, as respostas não são identificadas a uma conta específica. Ainda não há informações sobre quando o serviço estará disponível para países de África.