O presidente do Banco Mundial (BM), David Malpass, disse, esta quinta-feira, através de uma nota, que a instituição está a preparar um plano de ajuda que poderá chegar aos 146 mil milhões de euros nos próximos 15 meses, para mitigar o impacto da pandemia do novo coronavírus.
Citado pela agência Reuters, após a reunião em tele-conferência do Grupo dos 20 países mais industrializados, Malpass disse que os objectivos do Banco dedicado ao desenvolvimento “são reduzir o tempo de recuperação, criar condições de crescimento, apoiar pequenas e médias empresas e ajudar a proteger os pobres e vulneráveis”.
O BM já aprovou 14 mil milhões de dólares em empréstimos e ajuda para fortalecer as instalações médicas diante da pandemia.
Segundo a mesma fonte, David Malpass disse ainda que o Banco já lançou projectos Covid-19 em 56 países e está a incentivar outras agências multi-laterais de desenvolvimento a participar em acções de financiamento conjunto.
“Estou particularmente preocupado com países pobres e densamente povoados, como a Índia, onde sistemas de saúde fracos exigem investimentos maciços em capital humano, recursos materiais e infraestrutura”, afirmou Malpass.