Procurar boas notícias em tempo de pandemia pelo Coronavírus é como procurar uma agulha num palheiro, mas a verdade é que existem por todo o mundo.
Vamos começar pela revelação de que a China decidiu encerrar 16 hospitais dedicados exclusivamente ao tratamento de utentes com coronavírus, porque já não tinha pacientes que justificassem a sua manutenção. É um sinal bem evidente de que a situação está a mudar.
Se quisermos mais provas desta mudança, vamos recordar a total recuperação da saúde de uma avó de 103 anos, depois de ter recebido tratamento durante seis dias em Wuhan.
Nem sempre os meios de comunicação divulgam os factores positivos, mas a verdade é que centenas de pessoas já recuperaram do Covid-19.
Muitos dos sintomas ( cerca de 80% dos casos) são leves ou moderados.
O coronavírus aparenta ser “tímido” com as crianças, uma vez que o número de crianças e jovens com a doença é muito baixo.
Várias companhias de Biotech pelo mundo fora, estão na corrida para produzir uma vacina eficaz e algumas já contam testar em humanos neste próximo Verão.
Outra boa notícia sobre este vírus é a consciência de que o Covid-19 não é invencível e pode ser inactivado com a higiene e limpeza adequada e a restrição no contacto social e essas são as nossas melhores armas nesta guerra.