O CEPI, lançado no Fórum Económico Mundial, forneceu apoio financeiro para o estudo da Fase 1 do tratamento do vírus. A organização anunciou esta semana o seu sétimo projecto de vacina Covid-19 na luta contra a pandemia.
O mundo entrou numa nova era com a declaração da Organização Mundial da Saúde da COVID-19 como uma pandemia generalizada. Porém, existem maneiras pelas quais o mundo, incluindo o Fórum e seus parceiros, estão respondendo com força.
Esta semana, a Coligação de Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI) anunciou seu sétimo projecto de vacina Covid-19. A organização investirá 620 000 dólares iniciais num acordo de parceria com a Universidade de Hong Kong (HKU) para desenvolver rapidamente um candidato a vacina contra o Covid-19.
O primeiro estudo da Fase 1 de uma vacina que recebeu apoio financeiro do CEPI, também começou a vacinar voluntários esta semana.
“Não tenhamos ilusões – o desenvolvimento da vacina é difícil. É complexo e oneroso, mas o CEPI foi criado especificamente para superar esses desafios e desenvolver rapidamente vacinas contra ameaças infecciosas emergentes, como o vírus COVID-19″
A coligação de Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI) foi lançada em 2017 na Reunião Anual do Fórum – reunindo especialistas do governo, empresas, saúde, academia e sociedade civil para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra doenças infecciosas emergentes e permitir o acesso a essas vacinas durante surtos.
“Não tenhamos ilusões – o desenvolvimento da vacina é difícil. É complexo e oneroso, mas o CEPI foi criado especificamente para superar esses desafios e desenvolver rapidamente vacinas contra ameaças infecciosas emergentes, como o vírus Covid-19. Não há garantias de sucesso, mas estamos trabalhando perfeitamente e, se tudo der certo, esperamos que uma vacina segura e eficaz comece a se tornar disponível para indivíduos com maior risco nos próximos 12 a 18 meses. A única maneira de vencer a ameaça do Covid-19 é investir agora no desenvolvimento de vacinas para proteger a saúde futura de todas as nossas sociedades”, diz o Dr. Richard Hatchett, Chief Executive Officer do CEPI.
Qual é o desafio?
O nosso mundo entrou numa nova era de risco de pandemia e epidemia. O número de surtos está a aumentar e os danos económicos e o medo que eles criam são desproporcionais ao nível da doença.
A pandemia do COVID-19 se espalhou pelo mundo, refletindo a nossa hiperconectividade global e o desenvolvimento de cidades de maior densidade. Como resultado, as sociedades estão a tornar-se mais vulneráveis às perturbações causadas por epidemias e pandemias.
Com o investimento inovador do CEPI em plataformas de resposta rápida para avançar rapidamente as vacinas contra a Doença X, a organização conseguiu se mover rapidamente e em coordenação com os parceiros globais de saúde, para responder à pandemia do COVID-19.
O que é o CEPI?
O CEPI foi concebido por parceiros da indústria pública e privada, representando os fabricantes globais de vacinas que se reuniram na Reunião Anual do Fórum Económico Mundial de 2016 em resposta às ramificações do surto de vírus Ébola na África Ocidental. 460 milhões de dólares em financiamento inicial foram fornecidos pela Fundação Bill & Melinda Gates, Wellcome Trust e Governos da Alemanha, Japão e Noruega, e outros compromissos foram feitos para criar um total de 800 milhões de dólares.
Até ao momento, o CEPI comprometeu-se a investir mais de 480 milhões de dólares no desenvolvimento de vacinas. As doenças prioritárias do CEPI incluem o vírus Lassa, coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio, vírus Nipah, vírus da Febre do Vale do Rift e vírus Chikungunya. O CEPI também investe em tecnologias inovadoras de plataforma que podem ser usadas para o desenvolvimento rápido de vacinas e imunoprofiláticas contra patógenos desconhecidos (por exemplo, doença X).
Com o investimento inovador do CEPI em plataformas de resposta rápida para avançar rapidamente as vacinas contra a Doença X, a organização conseguiu se mover rapidamente e em coordenação com os parceiros globais de saúde, para responder à pandemia do Covid-19.
Iniciou-se agora o primeiro estudo da Fase 1 usando uma candidata a vacina Covid-19 no início desta semana. Para atingir seu objectivo, o CEPI exige uma acção colectiva urgente para garantir a disponibilidade de fundos suficientes para o avanço dos programas.
Por meio de acções rápidas e uma chamada de propostas global, até ao momento, o CEPI forneceu financiamento inicial para uma ampla gama de tecnologias de vacinas com os seus parceiros para desenvolver rapidamente candidatos a vacinas COVID-19.
Iniciou-se agora o primeiro estudo da Fase 1 usando uma candidata a vacina COVID-19 no início desta semana. Para atingir seu objectivo, o CEPI exige uma acção colectiva urgente para garantir a disponibilidade de fundos suficientes para o avanço dos programas.
Coligações como o CEPI são possíveis por meio de parcerias público-privadas. O Fórum Económico Mundial é a plataforma global confiável para o engajamento de partes interessadas, reunindo uma variedade de partes interessadas diversas de empresas, governo e sociedade civil para melhorar o estado do mundo.
Como podemos envolver-nos?
O mundo precisa de respostas mais fortes e unificadas às ameaças à saúde de maior prioridade. Ao criar alianças e coligações como o CEPI, que envolvem conhecimento, financiamento, apoio e contribuição de todos os níveis de nossa comunidade, somos capazes de enfrentar coletivamente os desafios mais prementes da saúde global.
O Fórum Económico Mundial fornece uma plataforma para reunir as partes interessadas e melhorar o estado do mundo. Pode fazer parcerias directamente com nossa plataforma para moldar o futuro da saúde e da saúde para contribuir com soluções globais de saúde.
Texto publicado pelo Banco Mundial