A startup nigeriana SoftWork lançou uma plataforma para conectar empregadores a desenvolvedores de software freelancers, entre outros tipos de especialização, e já possui 5 000 usuários.
Lançado em Agosto passado, o SoftWork permite que empresas ou indivíduos contratem freelancers em áreas como desenvolvimento de aplicativos para web e dispositivos móveis, marketing de mídia social, redacção de conteúdo, fotografia e design gráfico.
Já possui mais de 5 000 freelancers inscritos e garantiu mais de 200 empregos desde o seu lançamento. O Diretor Executivo (CEO) Chigozie Okwara disse que a plataforma foi lançada com base em suas próprias experiências como freelancer na África.
“Depois de muitos anos como freelancer, sempre desejei conseguir mais empregos, seja por referências ou por sites freelancers. Mas a maioria dos sites freelancers era hospedada nos Estados Unidos, onde a maioria dos trabalhos compartilhados nas plataformas eram internacionais, e a conclusão também era alta ”, disse.
“Foi então que percebi que não havia plataformas independentes para talentos na África como um todo”, afirmou.
Decidi criar uma plataforma para agregar os melhores talentos, na Nigéria, depois comercializá-los para os clientes”.
Essa plataforma é a SoftWork, que é autofinanciada, mas está no processo de tentar aumentar o investimento. As receitas provêm de comissões sobre trabalhos obtidos através da plataforma, com Okwara dizendo que qualquer financiamento levantado seria usado para marketing adicional.